Sexta-feira, 28 de Outubro de 2005

Alterações climáticas vão afectar sobretudo a bacia mediterrânea ...


A bacia do mediterrâneo vai sofrer mais as consequências do aquecimento global


Região europeia mais afectada neste século


Alterações climáticas vão afectar sobretudo a bacia mediterrânea 
28.10.2005 - 10h28   Lusa



A bacia mediterrânea e as regiões alpinas serão, no continente europeu, as zonas mais afectadas por um aquecimento climático no século XXI, indica um relatório internacional hoje publicado pela revista "Science". As temperaturas vão subir, a queda de neve dos Alpes vai alterar-se e a seca e os incêndios florestais vão tornar-se mais frequentes.</aux>


O relatório, produzido por 16 institutos de investigação europeus, baseia-se no modelo informático mais detalhado de sempre sobre o impacto do aquecimento climático da Europa ocidental no ambiente e nas populações até 2080.

"De todas as regiões europeias, a bacia mediterrânea parece ser a mais vulnerável a um aquecimento global do clima", num cenário em que a subida das temperaturas e a diminuição das precipitações provocarão carências de água, segundo o documento.

"As consequências serão secas, incêndios florestais, deslocação para norte de variedades tradicionais de árvores e perda de terrenos agrícolas", acrescentam. De acordo com estas previsões, 14 a 38 por cento da população da bacia mediterrânea viverá em zonas onde haverá falta de água. "Estas carências serão provavelmente agravadas nesta região pelas regas e o turismo", assinala o estudo.

O aquecimento climático irá também modificar a cobertura de neve nos Alpes. Segundo este estudo, a neve cairá nas próximas décadas mais frequentemente a partir de altitudes de 1500 a 1700 metros, quando actualmente neva a partir de 1300 metros. Nos Alpes suíços, por exemplo, as superfícies esquiáveis deverão diminuir dos 85 por cento actuais para 63 por cento, estimam os investigadores.

O estudo, que abrange 15 países da União Europeia, a Suíça e a Noruega, prevê um aumento das temperaturas médias entre 2,1 e 4,4 graus Celsius até 2080.

...


(in Público)


"...Para minimizar o impacto dos gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, que uma grande maioria de cientistas pensa que contribuem para o aquecimento da atmosfera, a União Europeia defendeu a aplicação do Protocolo de Quioto sobre a redução dessas emissões poluentes.


Os Estados Unidos, apesar de ser o país que mais emite esses gases, recusa-se a ratificar o protocolo enquanto os países em desenvolvimento não forem incluídos. "

Diário Digital / Lusa

publicado por mar_te às 10:46
link do post | comentar | favorito
"As ondas quebravam uma a uma Eu estava só com a areia e com a espuma Do mar que cantava só para mim. " -Sophia de Mello Breyner Andresen-

.pesquisar

 

.links

.posts recentes

. Obrigada...

. Brandi Carlile

. Salvem os Ricos...

. Fim

. Lágrimas Ocultas

. Simplesmente...

. Eu queria ter o tempo e o...

. Muse - Unintended

. Adele - Cold Shoulder

. Morcheeba - Enjoy The Rid...

. Brandi Carlile - The Stor...

. Feliz dia Mundial da Cria...

. Flores...

. Eu Amo Tudo o Que Foi

. Mulher!!

. Silêncio e tanta gente

. A vontade...

. * _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_...

. Desejo partir…

. Inscrição

.arquivos

blogs SAPO
Marinheiros

.subscrever feeds